Sunday, January 20, 2008

texto e Imagens da intervenção de Vera Xavier no Bar do Além

O que por um lado foi um desafio, mas por outro não podia deixar de sentir alguma insegurança. A hora das perguntas chegou mas também aqui as respostas fluíram. Eu estava preparada para dizer um não sei , mas como as perguntas se cingiram ao Tarot, matéria que domino, respondi a todas. Algumas das minhas respostas ainda agora me surpreendem Acho que tive uma ajudinha extra.
Há sempre perguntas agradavelmente surpreendentes, o que nos faz pensar de outras formas. Isto é intelectualmente muito saudável : )
Resumindo, foi um baptismo incrível que correu melhor do que o esperado. E é claro num baptismo tinha que haver uma igreja e depois do almoço fomos a uma basílica, a de Meca. Ah pois, basílica e em Meca, com um Padre muito simpático (profundo admirador do João Jardim) que nos mostrou com orgulhoso a sua igreja, perdão, basílica. Espero que ele não tenha reparado que eu benzi-me à maneira ortodoxa bem, pra fogueira já não vou!
Vou agora tentar transcrever o que disse.Comecei por falar um pouco do Tarot e de como os Arcanos Maiores representam o nosso percurso evolutivo, desde o Arcano 0 ou 22, O Louco que representa o imanifestado, o tudo ou nada, o principio e/ou o fim, até ao Arcano 21, O Mundo que representa a nossa transcendência. Carl Jung chamou-lhe O percurso do herói .Passei depois a explicar o que foi o ano passado que foi um ano 9 (2007 =9) que é no Tarot a carta O Eremita. Sendo o numero 9, numero de fecho de ciclos, notou-se alguma lentidão na resolução de todo o tipo de questões, inclusive em termos matérias/negócios.
Já em termos pessoais, este ano foi de resoluções; pessoas voltaram do passado, etc, etc.. estas voltas não foram casuais, o intuito e o desafio foi fechar de vez essas questões para se abrir novos caminhos. O Eremita que costuma ser representado de lanterna na mão vai àprocura de outros trilhos ainda desconhecidos. O grande desafio foi trabalhar os apegos, que é a principal causa do nosso sofrimento. E assim se chega ao ano 2008, ano 10, ano do Arcano Roda da Fortuna. O número 10, segundo Pitágoras é o número da perfeição de Deus, da expansão. Aqui no 10 que é uma emanação do 1 juntou-se o zero que é o símbolo do infinito e da unidade. Aqui o Louco ou o herói já superou metade do Caminho.Este importante Arcano representa a impernanencia, a transitoriedade e a inevitabilidade, a sorte, e aqui inicia-se a discussão determinismo vs livre-arbítrio. (neste momento lancei a sugestão para que houvesse uma tertúlia sobre este polémico tema. Já sabem que gosto particularmente dele.)
Sem querer entrar nesse tema, acabei por lançar apenas uma provocaçãozinha aos fervorosos crentes do livre-arbítrio que foi; se temos sempre escolha, como é que não nos é perguntado acerca dos dois mais importantes acontecimentos da vida; o nascimento e a morte. Bom, adiante : O Arcano X é também a carta da alternância o que em termos prático pode indicar que o que está bem, muda, o que está mal melhora. Muita agitação deve ser esperada para este ano. É um período de mudanças, externas e internas. Como isto é um pouco assustador, fui logo dando uma dica de como se pode atravessar esta ondulante fase: mantendo-nos no centro da Roda da Fortuna. Se estivermos na periferia da Roda, ou seja, na materialidade, superficialidade e intranquilidade emocional, vamos sentir cada solavanco, se nos mantivermos centrados e equilibrados, o ano passa bem mais sereno. Cada momento deste ano será um potencial ciclo.Estas mudanças podem ser consideradas por nós como bênçãos, maldições, tragédias ou oportunidades.Muito típico deste ano serão as situações inesperadas. Dei o exemplo das grandes empresas que compram as pequenas e onde uma série de gente é despedida.Não é uma questão pessoal mas acaba por influenciar a vida de cada trabalhador despedido.Nos amores também se podem esperar desfechos e começos inesperados e a alternância entre os bons e menos bons momentos. Mais uma vez, se estivermos no centro da roda, toda esta instabilidade pode passar-nos ao lado isto se o karma não estiver metido no barulho . A propósito de karma, mais uma vez tentei chamar a atenção para o facto do karma ter umas costas muito largas. Muita gente suporta situações altamente destrutivas especialmente sentimentais -porque alguém disse que é uma situação karmica . Até pode ser se já se tenham cruzado noutras vidas e até pode haver dívidas, mas isso não quer dizer que essas dívidas tenham que ser pagas da maneira como muita gente julga que é; gramando com essa situação o resto da vida.
Muitas vezes até pode ser ocontrário, muitas vezes a lição é cortar laços e dependências.
Desafios de 2008:
Perceber que há padrões que se repetem. Tomar consciência e integra-los. Aceitar as circunstâncias: há momentos que é melhor não fazer nada. Ver e viver para além da dualidade. Nem tudo é bom ou mau; nem tudo ébranco ou preto; nem tudo o que parece mau o é, nem tudo o que parece bem o é também. Cuidado com as aparências. Ter consciência de que o mundo não se uniu para nos tramar . Assumir escolhas e responsabilidades. Assumir o nosso lado solar e lunar com a mesma naturalidade. Deixei um tema para uma meditação: Quem controla a Grande Roda? Estas respostas só vamos ter quando chegarmos aoArcano XXI, O Mundo, mas podemos ir questionando e adquirindo conhecimento, verdade?E por ultimo deixei uma sugestão muito romântica: A Roda da Fortuna pode ser associada à minha lenda favorita, a Távola Redonda do Rei Artur, onde todos unidos na sua diversidade, os Cavaleiros uniram-se numnobre propósito, num ponto central: a busca do Graal. Se cada um de nós encontrar o seu, o nosso universo evolui connosco.

Posted by Picasa

Almoço debate de 19 de Janiero no Bar do Alem: Tarot e 2008

TAROT..................e cenarios para 2008 com VERA XAVIER


Decorreu na tertúlia do Bar do Alem em 19 de Janeiro, o primeiro almoço debate de 2008 com a taróloga Vera Xavier, com cerca de 30 pessoas na assistencia, no debate, e no almoço.
entretanto fica o link para o blog da oradora:

Tuesday, January 15, 2008

hoje dia 15 de Janeiro as 14H na TSF



Entrevista no VIII ano de actividade da Tertúlia do Bar do Além, ao seu secretário e moderador, Luis Nandin de Carvalho,
dia 15 de Janeiro, as 14h

com

Joao Paulo Meneses